Metodologia

METODOLOGIA

A rede social que será avaliada é o Instagram.

Etapa I

A metodologia escolhida pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação foi o Airscore, da Plataforma Airfluencers. O Airscore avalia o nível de engajamento com notas que variam de zero até 1000. Essa métrica é atualizada diariamente e calcula todas as variáveis gerando uma nota final. Entre as variáveis estão: tamanho de base (seguidores), quantidade de posts (crescimento de base, …), qualidade das interações recebidas (comentários, Curtidas, …) e Relevância do cluster que participa.

Tamanho de base

Os microinfluenciadores são separados em grupos que dependem de sua quantidade de seguidores. Para que a nota seja justa, por exemplo, não podemos comparar o engajamento de um influenciador de 10M com um microinfluenciador de 5k. Eles somente serão comparados com creators que têm o número de base que se encaixa no mesmo grupo.

Quantidade de posts

Um microinfluenciador que posta 150 vezes no mês é diferente de um que posta 15 vezes no mês. Aquele que posta muito pode ter a mesma quantidade de interações daquele que posta menos, porém suas interações estão diluídas entre 150 posts. Nesse caso o criador com menos postagens tem suas interações mais concentradas em um único post, o que o torna um microinfluenciador melhor do que o que posta mais vezes.

Qualidade de interações

Levamos em consideração também qual o tipo de interação que o microinfluenciador recebeu nos últimos 90 dias. Observamos todas as publicações, olhamos todas as interações e aplicamos a métrica Airscore.

Acreditamos que cada tipo de interação deve ter um “peso”. Receber uma curtida em uma foto é muito mais fácil do que receber um comentário ou um compartilhamento, certo? Como essas interações são mais “difíceis” de conseguir, sua qualidade é diferente e seu peso é maior.

Com isso chegamos a nota de Score do microinfluenciador. Mesmo que certo criador tenha uma quantidade maior de interações, existe outro que pode ter melhor qualidade de interações e assim ter o maior score.

Vale lembrar que a compra de seguidores não afeta nosso cálculo de score. O perfil que comprar seguidores terá um aumento considerável no número de sua base, porém não terá esse aumento em suas interações e engajamento. Dessa forma, o número de seguidores não impacta no cálculo da nossa métrica de Score.

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